sábado, 25 de dezembro de 2010

Champinha; o retrato do mal

Champinha; o retrato do mal

Bastou a educadora da Febem se distrair no meio do pátio, e Roberto Aparecido Alves Cardoso, de 19 anos, o Champinha, passou a mão em sua genitália. Indignada, ela o esbofeteou. Ele tentou revidar, mas foi seguro por outros dois funcionários. Os demais adolescentes internos entraram em alerta. "A senhora não pode bater em vagabundo", berravam.

A confusão aconteceu há duas semanas na unidade da Febem em que o criminoso está internado. Mas essa foi só uma das muitas encrencas que ele já causou no sistema onde está há quase três anos.

Champinha foi levado para a Febem em novembro de 2003, depois de matar Liana Friedenbach, de 16 anos, com 16 facadas, e ter desfigurado seu corpo, após violentá-la durante quatro dias. Os seus comparsas ajudaram no estupro e executaram o namorado de Liana, Felipe Caffé, de 18 anos.

Depois do tapa, para acalmar os ânimos, a funcionária teve que "bater a fita" com os colegas de Champinha - ou seja, explicar o que tinha acontecido. Eles estavam indignados com a bofetada que o líder do grupo havia levado. Mas um dos internos tinha presenciado a cena e contou para os demais. Foi a sorte da educadora.

Os infratores foram, então, pedir para Champinha não fazer mais aquilo. "Os internos me respeitam porque não os chamo de vagabundos nem de ladrões. Tenho um bom relacionamento com todos eles", diz a profissional.

Champinha soube do julgamento em que seu bando foi condenado a penas máximas na madrugada de quarta-feira. E reagiu como está acostumado: debochou e riu muito. Usou a gíria dos infratores para mostrar seu descaso."Num tô nem vendo". Liana não foi a primeira vítima. Ele já havia matado um caseiro conhecido como Bin Laden.

Os funcionários que trabalham no módulo em que Champinha está internado - com outros 80 internos de alta periculosidade - souberam muito antes do julgamento todos os detalhes da violência sexual sofrida por Liana. Afinal, Champinha repete a história quase todos os dias, para quem quiser ouvir.

"Mesmo depois de morta, fiz de tudo com ela", costuma dizer. Essa é uma de suas frases preferidas diante de sua atenta platéia, a quem narra com minúcias o que fez durante os quatro dias em que violentou a jovem e desfigurou seu cadáver. "É muito nojento ouvir essas barbaridades", diz uma das funcionárias da unidade.

"E o chama a atenção é que ele faz questão de repetir a história sempre que está perto das mulheres. É como se quisesse nos dizer que gostaria de estar fazendo aquilo conosco. Quando esse demônio for para a rua, coitada da mulher que cruzar o caminho dele."

Segundo a funcionária, com outros infratores, mesmo perigosos, é possível ainda conversar. "Mas com o Champinha não tem jeito. Ele é uma pessoa sem escrúpulos. Sem noção do respeito ao próximo. Não tem a menor capacidade de viver em sociedade."

Prova disso é que vive fazendo ameaças às funcionárias. "Quando pegar você lá fora, acabo mesmo". Ele também não perde a oportunidade de manifestar a esperança, quase certeza, de voltar para as ruas. "A caminhada é longa, mas não é perpétua. Num tô nem vendo". Traduzindo: um dia saio daqui e nada tem importância.

Pela versão dos funcionários, Champinha é um líder nato. Quando esteve na unidade do Tatuapé, não conseguiu exercer a liderança, porque ficou no seguro, espaço reservado aos adolescentes que estão jurados de morte. Era o seu caso porque tinha cometido estupros.

Entretanto, quando chegou na unidade atual, onde estão os delinqüentes mais perigosos, rapidamente assumiu a liderança da "ala dos pilantras", como eles mesmo definem. Costumam também se chamar de "os menos", ou seja, a escória da Febem.

Por causa desse comportamento bizarro e incontrolável, Champinha fica onde quer. "Ninguém consegue controlá-lo", admite uma funcionária. "Tudo o que dizemos, ele ironiza. Está sempre rindo. Não aceita regras."

Mas costuma falar sério sobre dois assuntos: a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e as rebeliões internas. Champinha costuma dizer que é do PCC. "Racionalmente, ninguém acredita, mas como ele é assustador e capaz de tudo, muitos funcionários ficam na dúvida e acham que pode ser verdade. Eu mesma tenho minhas dúvidas", ressalta a educadora.

Champinha costuma falar sério também para incitar as rebeliões. "Vamos botar fogo. Vamos para cima do telhado."

Os demais costumam seguir as orientações do menino que entrou franzino na Febem e em três anos tornou-se homem feito e forte. 



Texto de MARICI CAPITELLI 
Do Jornal da Tarde de 24/06/10


Champinha é a exceção que muda a regra?
Procuradora argumenta que, embora a lei seja para todos, deve haver maior elasticidade para que se faça Justiça


Champinha pode voltar para as ruas. Será mesmo? Pela letra da lei, sim. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece em 3 anos a maior punição para os menores de 18 anos - e o período de Champinha, ou R.A.A.C., na Febem termina em novembro. Na opinião da procuradora de Justiça Luiza Nagib Eluf seria uma “irresponsabilidade judiciária” deixá-lo livre agora. “É a história mais cruel que já li. Ele não pode ser solto”, afirma, com 25 anos de experiência no Ministério Público. Personagem principal de um crime bárbaro, o assassinato do casal de namorados Liana Friedenbach, 16 anos, e Felipe Caffé, 18, em Juquitiba no ano de 2003 - ele morto com um tiro na nuca e a ajuda de comparsas, ela com 16 facadas, depois de ter sido violentada e mantida refém por quatro dias -, Champinha protagonizou na semana passada uma nova polêmica, desta vez sobre os laudos psiquiátricos que avalizam a sua liberdade. Luiza explica a seguir por que, embora a lei seja a mesma para todos, deve tratar os casos de forma diferenciada. E propõe uma revisão do ECA.

UM CASO ESPECIAL
“Ele (Champinha) demonstra uma periculosidade acima do normal. Praticou atos de um barbarismo tão violento, tão cruel, que merece um estudo específico. Normas gerais e até exames psicológicos padronizados não podem ser utilizados nesse caso. Ele precisa de atendimento especial. O ECA estabelece um máximo de privação de liberdade, mas isso para o geral dos casos. E por quê? Porque sempre se supõe que um jovem não teve o seu desenvolvimento físico e mental completo. Isso significa que tem mais facilidade de mudar do que uma pessoa adulta. É por isso, inclusive, que o ECA fixa normas diferenciadas dos maiores de idade. Mas, no caso do Champinha, temos uma pessoa que, muito provavelmente, não vai mudar, pelo menos não tão cedo. A lei é a mesma para todos, porém deveria ter uma elasticidade maior para que pudesse, no caso do Estatuto, ser aplicada de maneira mais justa.”

UMA REVISÃO PARA O ECA
“Sem dúvida, o ECA precisa de alteração. Esse tempo máximo de internação tem que ser aumentado para 10 anos. Se tomarmos por base que não houve um desenvolvimento completo nessa faixa etária e que os jovens cometem atos impensados porque não atingiram maturidade suficiente para ter um autocontrole maior, então alguém que seja preso aos 17 anos não vai se recuperar aos 20, aos 21, aos 22 anos, e sim aos 27. É um cálculo que faço com base nas estatísticas referentes à população carcerária. Nós, da área jurídica, estamos acostumados a ver dados mostrando que depois dos 30 anos dificilmente as pessoas delinqüem. Veja o Champinha. Três anos após a prática do crime, apesar de ter ficado detido, percebe-se que não teve nenhum avanço no sentido de rever sua conduta. Ficou claro que precisaria passar mais tempo sob os cuidados do Estado. A reportagem do Jornal da Tarde da segunda-feira, 24 de julho, foi da maior importância. Nela, a educadora da Febem conta que o Champinha passou a mão na sua genitália. Aí ela o esbofeteou, o que também foi uma reação correta porque não é possível argumentar com palavras com esse rapaz. E o que ele fez? Ele a ameaçou: “Na hora que eu sair daqui você vai ver.” Fora isso, a matéria relata que desde que Champinha foi levado para a Febem ficava comentando tudo o que havia feito com a Liana, vangloriando-se disso mais de uma vez por dia. Quer dizer que esse rapaz não deu nem meio passo no sentido de uma recuperação. E que, se posto em liberdade, tornará a fazer vítimas.”

RESPONSABILIDADE DO ESTADO
“O Estado não pode dar a Champinha essa chance. Esse homem é muito perigoso ao convívio social e especialmente perigoso ao convívio com as mulheres. Está claro por tudo que ele fez que sente um ódio profundo pelas mulheres, apesar de sentir um desejo também. É perfeitamente capaz de estuprar, mutilar e matar uma outra menina, ou uma mulher. Esfolou a Liana, mutilou, torturou, estuprou várias vezes e depois que ela morreu ainda estuprou de novo - nesse caso foi vilipêndio de cadáver. Psicologicamente falando, avalio o Champinha como uma pessoa que atingiu o máximo da crueldade. E nós temos essa experiência forense: quando o sujeito é assim, se posto em liberdade vai fazer de novo, uma compulsão. A própria educadora diz na matéria: “Coitada da mulher que passar na frente dele.” Nós vamos esperar passar a mulher na frente dele? O Estado vai ficar sentado esperando? Não é uma vingança: “Você fez, vai ter que pagar.” A preocupação é não permitir que faça novas vítimas. Outros fizeram. Assim foi com Chico Picadinho.”

O QUE FAZER
“É preciso um estudo mais acurado da situação psicológica desse sujeito porque até agora os laudos apontaram um retardamento mental leve. Mas, veja, para mim já é suficiente. O retardamento mental é um fator que inibe o aprendizado. Portanto já há mais um fator contra ele no sentido de que não vai conseguir aprender novos valores. Ele não é um delinqüente por causa do retardo, mas o retardo mental impede que assimile os valores para conviver em sociedade. Por isso, precisa de muitos anos de atenção médica, hospitalar que seja, mas não pode ser solto e jogado à própria sorte. Não é justo que uma pessoa que represente perigo volte ao convívio social antes de um tratamento. Não é justo nem com a própria pessoa e nem com a sociedade.”

LAUDOS ESPECIAIS
“Acho que os laudos feitos até agora foram do tipo estereotipado. Não tem nada mais evidente na face da Terra do que a periculosidade dessa criatura, que salta aos olhos de qualquer criancinha de pré-primário. Como o laudo não retratou isso é que não sei explicar. O Estado não investiu o suficiente na capacitação dos profissionais que fazem os laudos e em determinados casos eles não podem ser feitos com açodamento. O que acontece é que tem laudo dizendo que o sujeito é influenciável. Como assim, se ele é um grande chefe de quadrilha de maiores de idade? Os maiores que participaram do assassinato do casal disseram que o mentor intelectual foi Champinha. A matéria do JT diz que ele é um líder na Febem. E há algo que gostaria explicar. Toda vez que o juiz, o promotor ou alguém que atua no processo pede um laudo, o resultado não vincula a decisão do juiz. O juiz não precisa vincular sua decisão ao laudo, porque tem outros elementos nos autos do processo.”

MAIORIDADE PENAL
“Sempre fui a favor do rebaixamento da idade penal para 16 anos. A justificativa dos que se opõem a isso é a falta de maturidade para que a pessoa entenda o que está fazendo. A maturidade influencia na capacidade de autocontrole e não na capacidade de entender a gravidade do ato. O menor de 18 anos sabe perfeitamente que não pode matar. Então, se o que falta não é o entendimento, o rebaixamento ajudaria a intimidar a prática: ‘Não faça porque será severamente punido’. O que ocorre hoje é o contrário: ‘Pode fazer porque você não será punido’. Não sou uma truculenta, sempre defendi os direitos humanos. Acho que a gente tem que tratar muito bem os presos, que deve investir na recuperação. Mas é preciso agir de maneira não-sectária. Uma pessoa que faz o que ele fez com a Liana, não tem o que ponderar, infelizmente se transformou num monstro. A sociedade, as famílias, a Justiça, os educadores, todo mundo tem que pensar como isso aconteceu. Mas, a única solução agora é impedir que faça outra Liana.”

TEORIA E REALIDADE
“Visitei unidades de menores nos Estados Unidos e o que vi foram unidades de internação com disciplina bastante rígida, mas com todas as possibilidades para os internos. Lugares muito limpos, onde você se sente bem, porque é tudo asseado, pintado, bonito. Existe atendimento quase pessoal para cada um dos internos e eles têm tantas aulas quanto uma escola americana normal. Não há nenhuma semelhança com a Febem. Qual é a diferença entre Estados Unidos e Brasil: lá eles são bonzinhos e aqui somos maus? Não. É que lá eles fazem um planejamento decente das ações e destinam recursos para realizar aquilo que foi escrito no papel. É o que faz a diferença.” 

.
Texto de Andréa Barros
O Estado de São Paulo de 30/07/06




Os crimes "di menores"


O problema da criminalidade não escapa ao sentimento de que, no Brasil, não faz sentido participar de causa alguma



A "INTELIGENTSIA" DE São Paulo não deu sinais, com os recursos de suas inúmeras qualificações, de sentir-se tocada pela invasão da violência organizada em sua capital e em várias cidades do Estado. Desde a primeira onda de ataque, iniciada em 12 de maio, não ficou registrada nenhuma iniciativa com algum significado perceptível, em busca da compreensão do problema e de estratégias para tratá-lo. A seleção brasileira talvez nunca tenha representado tão bem, como na sua apatia multimilionária, as circunstâncias do país.
Parte da omissão pode ser debitada à complexidade do problema que, além de envolver vasta diversidade de causas e desdobramentos, está à margem da mentalidade dominante na sociedade, voltada com exclusividade para os aspectos financeiros ditos públicos e, sobretudo, os privados. Ou seja, o problema da criminalidade não escapa ao sentimento generalizante de que, no Brasil, não faz sentido participar de causa alguma do país - é, então, a própria idéia de país que se esvai.
Ainda assim, certos temas merecem um esforço de debate, muitos deles com urgência. Os últimos dias ofereceram, nesse sentido, dois casos exemplares de um tema repleto de alcances negativos. Em São Paulo, um dos seqüestradores e assassinos dos estudantes Liana Friedenbach e Felipe Caffé foi dispensado de julgamento. No Rio, o assaltante e assassino do músico Nettinho, da banda Detonautas, foi dispensado de julgamento.
Liana, seqüestrada, padeceu de estupro muitas vezes, pelo menos oito sessões, e de quase todas participou um tal Champinha. Mas Champinha foi dispensado de julgamento. Liana passou por torturas terríveis, das quais o tal Champinha foi executante principal. Mas Champinha foi dispensado de julgamento. Liana sofreu mutilações feitas por Champinha com um facão. Mas Champinha foi dispensado de julgamento.
Y., de nome não divulgável, acabara de roubar o carro de uma mulher quando decidiu roubar outro. O músico, que ia no seu carro com familiares, não cedeu ou não o fez com a presteza desejada pelo assaltante. Y. desfechou-lhe quatro tiros. Nettinho morto, irmão ferido. Mas Y. foi dispensado de julgamento.
Truques eficazes das defesas de Champinha e Y.? Não. Falha ou má-fé dos juizes? Por certo há muita gente dizendo isso, como sempre. O que dispensou os dois de julgamento? A lei, ora essa.
À época de seus crimes monstruosos contra Liana, em novembro de 2003, Champinha ainda não tinha 18 anos: "di menor". Inimputável. Recolhido à Febem para esperar a maioridade, agora com 19 anos Champinha sairá, livre, em novembro. O atraso lastimável deve-se à necessidade de cumprir a punição por atos contrários à "disciplina".
Y. vai esperar um pouco mais. Ou melhor, pode ser que espere. Afinal, é a quarta vez que o internam em instituto para menores delinqüentes, a primeira aos 12 anos. Mesmo que não fuja, só ficará no instituto por pouco mais de um ano, porque já passou dos 16. Ah, sim, o nome de Y. não é citado porque a lei protege a sua imagem, proibindo a publicação tanto de nome como de foto de menores susceptíveis de reprovação. O que, pelo visto, não é o caso de Y.
Já foi lembrado que o Estado e a sociedade reconhecem nos de 16 anos a maturidade para escolha dos governantes, pelo exercício do voto próprio de cidadãos, logo, é incoerente que não a reconheça nas leis penais. A legislação que ainda supõe ingenuidade nos atos, por exemplo aos 16 anos, de usar arma, assaltar, seqüestrar, assassinar, é legislação protetora de uma parcela adolescente da população ou desprotetora de toda a população?
Os verdadeiros direitos humanos não merecem servir ao crime.

.
Texto de Jânio de Freitas na Folha de São Paulo de 23/06/06 

41 comentários:

  1. Eu não esperava ler até o final. As vezes fico feito uma galinha ( chocada ) em frente ao Noticiários, e perto desse texto detalhado e relatos, o que se passa na TV é um conto de fadas às avessas.

    Creio que assim como a Justiça seja para todos, Deus também seja.

    Não condeno Chapinha, e muito menos acho que alguem seja maior que ele. ou ele maior que alguem, Ele tem os direitos como qualquer pessoa tem.
    Basta ele escolher. ou até acho que ele já escolheu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa mina é sem noção, não podemos julgar, mas nesse caso esquecemos as regras, bandido, safado, cachorro, verme, tudo de ruim, eu era amiga do Felipe, isso não se faz.
      Ainda vem uns e outros defendendo, por mim esse cara não saia pra rua nunca mais, apesar de que acho que se ele sair, vão pegar ele rapidinho, só que dessa vez ele será a caça e não mais o caçador..

      Excluir
    2. esta garota devia cruzar o caminho do champinha pra ver se ela gosta entao ja que ela acha que ele é gual a qualquer um devia ter sido ela ao inves do felipe e da liana ridicula maluca como ele...

      Excluir
    3. DEUS muda e ajuda sim, mas quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda... esse kra pelo jeito naum reconhece nme ele quanto mais ajuda... o pior é q esse zika nasceu no mesmo dia que eu kkkk 09/12.

      Excluir
    4. DEUS muda e ajuda sim, mas quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda... esse kra pelo jeito naum reconhece nme ele quanto mais ajuda... o pior é q esse zika nasceu no mesmo dia que eu kkkk 09/12.

      Excluir
    5. nathalia em poucas palavras vc resumiu tudo mais numca se esqueça que como deus tem seus servos, o diabo tem tambem e eles vem com uma capa de um ser humano e o maldito do champinha que rima com capetinha e um deles!!!

      Excluir
    6. QUANDO ESSE XAMPINHA SAIR.... EU E MAIS ALGUNS IREMOS SEQUESTRÁ-LO. VAMOS TORTURAR TANTO QUE ELE IRÁ IMPLORAR PRA MORRER. MAS NÃO QUEREMOS MATÁ-LO. QUEREMOS ELE VIVINHO. MAS SEM PAU, SEM OUVIR, SEM FALAR E SE ALIMENTANDO POR SONDA.

      Excluir
    7. deve ser alguma pervertida por essaorgias pois ta cheio de mulher que gosta disso.e veem nesses marginais prazeres sexuais.

      Excluir
    8. essa vaca deve ter fetiche por estupradores como esse champinha, ela merece passar pelo q a liana passou ai para de falar asneiras pois quem defende esse tipo de assassino tem q passar pela mao dele para calar a boca para sempre

      Excluir
    9. Se ele violentasse vc de várias formas,tipo sexo oral,anal,dupla penetração,juntamente com os outros bandidos;introdução de objetos na vagina e depois um horrível escalpo à maneira dos norte americanos.O que falaria antes de morrer sua vaca?Vc deve gostar de ser violentada!!Deve ser mais uma vaca,ou um estrupador disfarçado!.

      Excluir
  2. Se vc não condena esse Monstro chamado CHAMPINHA, vc deve ser como ele, vc deveria cruzar o caminho dele pra sentir na pele tudo o que a pobre Liana sentiu, eh extremamente desconfortante e muito preocupante saber que existe na sociedade pessoas como vc...

    ResponderExcluir
  3. Ah!!!soh mais uma coisa, vc tem cara de MONSTROOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah!!!!soh mais uma coisa, vc tem cara de MONSTRO!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. champinha é uma exceção me refiro ele ficar + 3 anos internado

    ResponderExcluir
  6. Nathalia,

    Não se iluda. Nosso Senhor Jesus Cristo ensinou que devemos amar o próximo como a nós mesmos, mas também disse que "Quem matar à espada importa que seja morto à espada" (Apoc. XIII, 10).

    E não podemos nos esquecer do que foi dito por São Paulo:

    "Teme o príncipe, porque não é em vão que ele traz a a espada. Porque ele é ministro de Deus vingador, para punir aquele que faz o mal" (Rom. XIII,4)

    Deus é amor, mas também é justiça.

    ResponderExcluir
  7. Quem achar que champinha deve ser soltO tem que leva-lo para casa!!!ESSE MONSTRO QUE MATOU 2 JOVENS INOCENTES, E COME AS NOSSAS CUSTAS!tEM VIDA DE REI ENQUANTO OS FAMILIARES CHORAM A PERDA DOS ENTES QUERIDAS...MEU DEUS QUANDO NOS TEREMOS PAZ?COM TANTOS ASSASSINOS TARADOS POR AI!?SÓ ESPERANDO UMA OPORTUNIDADE...COMO EU ODEIO TODOS ELE...

    ResponderExcluir
  8. Eu não sei como pode ter pessoas na sociedade que pensam como essa que se diz ser humano(nathalia), não há como argumentar, não há como pensar em qualquer coisa favorável a assassinos cruéis como champinha,pra defender a pele deles se deleitando e estuprando a Liana todos aqueles dias, champinha e seus comparsas não tiveram dó nem piedade da pobre da Liana, eh extremamente desconfortante imaginar o que essa menina passou nas mãos desses MONSTROS, volto a repetir, TODOS AQUELES DIAS,nós esperamos que DEUS faça justiça, "MAS A JUSTIÇA TEM DE SER FEITA AQUI TAMBÉM" Que apodreçam todos na cadeia, que virem lixo humano, pois a sociedade não mais os aceitam, monstros como esses, devem ficar pra sempre enjaulados como bicho feroz...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do mais o caso mais que comprovado que o cara tem uma personalidade de tamanha perversão, ou seja, praticamente impossivel de conviver em sociedade... Não é um caso de humano, e sim de segurança... Isso sim é humano, as pessoas terem o direito de ir e vir, sendo respeitados pelo próximo e não correndo risco de vida com ameaças como as que esse m*** faz...

      Excluir
  9. olha.....
    é dificil dizer ...
    na teoria ninguem tem o direito de matar ninguem

    mas quando esse cara sair ...
    acho que vão amtalo

    ResponderExcluir
  10. Se fosse em pais de primeiro mundo esse maluco tinha pego perpetua ou tava torrado faz muito tempo. Quem defende ele devia cruzar com ele depois dele sair da instituição, e tenha certeza que ele vai sair. Tomara que como na saída de João Acácio Pereira da Costa, ele encontre um destino.

    ResponderExcluir
  11. ha só porque matou uma menina rica,gente deixem de ser hipocritas...quantas meninas ja morreram igual a esta ou pior,e quantas nao estam a ser mortas,estupradas neste exato momento e a midia nem se quer sabe dos casos...e mesmo que soubessem e a menina fossem pobre,ou uma moradora de rua,vcs nao estavam revoltados assim.claro que ele tem que pagar pelo que fez...mais ele nao tem culpa de o brasil ser um lixo de país,onde so pobre e preto vao preso,e pior de tudo nao há leis...por isso ele quer sair de lá,e tem mais é que sair mesmo,para mostrar que brasil é um lixo,nao existe lei,bandidos soltos jájájá.e prendam os de gravatas por aí....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quer dizer que porque a midia não divulga os casos de meninas pobres que são estupradas que as pessoas não se indignam com todos aqueles que cometem estupros... A diferença é que ainda bem que os pais dela tinham dinheiro para poder ficar em cima da polícia e divulgar o caso, porque já pensou se esse caso não tivesse sido divulgado o tanto de meninas pobres que já não teriam morrido igual e até pior que a Liane? Brasil tem muito a melhorar, infelizmente, mas esse caso é de indignar qqr um, sendo rico ou pobre...

      Excluir
  12. A menina assassina era uma menina rica, filha de um famoso advogado, sim e daí?}
    Vamos aproveitar a exposição na mídia e exigir medidas protetivas para todos os brasileiros e brasileiras.
    Quanto a mim, eu me revolto sim, com todos os oprimidos e principalmente com os pobres.
    Tenho postagens para provar que sou contra a violência não importando a classe social da vítima.

    ResponderExcluir
  13. uma pessoa que comete esta barbaridade ,ñ tem condição de viver com a sociedade . este selvagem tem que pagar cm o mesmo dano que ha cometido...

    ResponderExcluir
  14. ele tem que sofrer e muito aqui ... porque esta menina sofreu e muito antes de morrer.. espero estar viva pra saber que este diabo horroroso morreu sofrendo da mesma forma. so que ele ja tem lugar cativo no inferno,,,

    ResponderExcluir
  15. Corrigindo

    A VÍTIMA era uma menina rica, filha de um famoso advogado, sim e daí?}
    Vamos aproveitar a exposição na mídia e exigir medidas protetivas para todos os brasileiros e brasileiras.
    Quanto a mim, eu me revolto sim, com todos os oprimidos e principalmente com os pobres.
    Tenho postagens para provar que sou contra a violência não importando a classe social da vítima.

    ResponderExcluir
  16. Tem que matar esse filha da puta assim que ele sair, na verdade se fosse minha filha eu nao o mataria logo, torturaria ele durante meses e gravava tudo, ele ia morrer de dor, e todo mundo no mundo ia assistir isso

    perder uma filha é a maior dor do mundo, lamento muito esse pai

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que este caso do Champinha deve ser priorizado, pois ele é um dos piores assassinos, Liana só queria ter um tempo com o namorado, e como seus pais não deram a liberdade, ela resolveu este problema da maneira dela. O pré-conceito faz com que as pessoas se iludam, saiam fora do comum, e neste caso, seus pais queriam que tudo desse certo, queria de tudo do bom e do melhor para Liana, mas como toda pessoa, ela sempre via seus pais se beijando, saindo, tendo a vida e a família deles, e como toda adolescente, também queria viver o momento dela. Na minha opinião, os pais estão errados. Não pode liberar uma "criança" assim, no mundo, sem instruções, mas também, se ela ficar presa dentro de casa, quando chegar a hora de partir, correr atras do que quer, não vai saber o que fazer, não terá reações... Este é o meu ponto de vista.

    Nathália Entringer, 15 anos.

    ResponderExcluir
  18. ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO DO CASO E LI DETALHES "SÓRDIDOS", PARA MIM FICOU BEM CLARO QUE A LIANA E O FELIPE FEZ ISSO POR AVENTURA (IR ACAMPAR, QUEM NUNCA PENSOU EM FAZER UMA VIAGEM LOUCA COM O NAMORADO? É NORMAL DE QUALQUER ADOLESCENTE. O PAI TINHA UMA BOA RELAÇÃO COM ELA, FICA CLARO O PQ DE ELA TER ESCONDIDO ISSO DOS PAIS, POR MERA AVENTURA E SABENDO QUE SE OS MESMOS FICASSEM SABENDO NAO A DEIXARIA POR PREOCUPAÇÃO (QUALQUER PAI AGIRIA ASSIM), E ELA REALMENTE NÃO SABIA PARA ONDE ESTAVA INDO, UMA COISA TBM FICOU CLARA: ELA ERA UMA ADOLESCENTE INGENUA, NO SENTIDO DE, COMO UMA MOÇA, DIFERENTE COMO ERA ELA, NAQUELE LUGAR ONDE A MAIORIA DAS PESSOAS TEM CARA DE CRIMINOSOS NATOS (APESAR DE NAO EXISTIREM), POIS PARA MIM O CRIMINOSO SE FORMA COM A MÁ CONDUTA E INFLUENCIAS DOS DEMAIS AO SEU REDOR, PORTANTO, ERA OBVIO QUE ELA SERIA UM ALVO FACIL PARA ELES, POR ISSO EU DIGO: JOVENS, MENINAS E MENINOS TENHAM UMA POUCO DE MALICIA PARA SE DEFENDER OU SE PREVINIR DE UALQUER COISA RUIM QUE POSSAM ACONTECER COM VCS, POIS, VIVEMOS NUM MUNDO ONDE HÁ O BEM E O MAL, ESTE ULTIMO COM MAIR DENSIDADE, POIS, PARA MIM, UMA PESSOA QUE É CAPAZ DE FAZER O QUE ESSE MONSTROOO CHAMPINHA FEZ, ELE REALMENTE ESTAVA POSSUIDO PELO DEMONIO E AINDA CONTINUA, POIS, O MESMO NAO ACEITA MUDAR, NAO ACEITA O BEM EM SUA VIDA. É PRECISO FAZER JUSTICA!!! ELE DE FORMA ALGUMA PODERÁ FICAR SOLTO NA SOCIEDADE OU VCS PAIS TERAO QUE ARCAR COM TODA A DESGRACA QUE ESSE MISEVAREL PODERÁ TRAZER PARA A VIDA DE SUAS FILHAS OU FILHOS, PRINCIPALMENTE AS MENINAS, PQ PELO QUE VI, ELE REALMENTE TEM UM ÓDIO MORTAL PELAS MULHERES. SEI QUE NAO DEVEMOS GUARDAR ÓDIO EM NOSSO CORAÇÃO OU TER APENAS SENTIMENTOS DE VINGANÇA, MAS O QUE ELE MERECE REALMENTE É SER JOGADO EM UMA SELA NA CADEIA COMO UMA MENININHA PARA QUE OS PRISIONEIROS O COMAM (ESSE FOI O LINGUAJAR QUE ELE USOU COM A VITIMA: VOU TE COMER!)A NOITE TODA ATÉ ELE PERDER TODAS AS PREGAS DO CÚ!!!!! ESSE DESGRAÇADO!!!! ESSA DEVE SER A PENA DELE!!!ELE NAO PODE MORRER! TEM QUE SOFRER AOS POUCOS E NO ULTIMO MOMENTO LEMBRAR DO ROSTO DA VITIMA E SE POR NO LUGAR DELA!
    E, OUTRA COISA...ANTES DE JULGAREM OS PAIS DELA (PRINCIPALMENTE O PAI) AO DIZER QUE A PROIBIA DE TAL COISA OU A LIMITAVA, PENSE NA DOR E SOFRIMENTO QUE ELE SENTE ATÉ HOJE. NENHUM PAI MERECE ISSO! E O FOCOOO AQUIII É O DESGRACADO DO ASSASSINO: Roberto Aparecido Alves Cardoso O CHAMPINHA, NAO AS FAMILIAS DAS VITIMAS, TBMM NAO DEIXAM DE SER VITIMAS, POIS, DEPOIS DESSE FURACAO QUE PASSOU PELA VIDA DELES, OS DESTRUIU COMPLETAMENTE E DEFINITIVAMENTE, POIS NADA TRARÁ A POBRE VITIMA E SEU NAMORADO À VIDA.

    DE: ANA

    ResponderExcluir
  19. Comentário do moderador e dono do blog.

    Agradeço a vocês pelos comentários, porém peço que NÃO lutem entre si, peço que trabalhem por um mundo melhor, um mundo onde jovens amantes possam possam acampar e se amarem.
    Quanto ao Champinha, também peço que tenham pena dele, ele é um doente e como tal deve ser tratado, deve continuar em um hospital psiquiátrico até o fim do de seus dias, ou seja até que a morte ponha paz na alma atribulada dele.

    Eu fiz esta postagem para que vocês, todos vocês, nossa sociedade percebam que existem pessoas que não podem conviver normalmente em sociedade, pois são doentes, são os PSICOPATAS.

    Quanto a mim, continuo trabalhando a favor da PAZ, DO AMOR, DA ORDEM E DO PROGRESSO

    Vocês podem me encontrar no facebook em
    https://www.facebook.com/jgeraldosilva

    https://www.facebook.com/groups/leimariadapenha/

    https://www.facebook.com/groups/contraviolenciaascriancas/

    Existem outra causas e outros links, vocês saberão como me encontrar.

    Obrigado pela atenção


    ResponderExcluir
  20. 1 - A primeira matéria do Jornal da tarde no começo da pagina é uma mentira descarada.
    Champinha vivia isolado e sua morte foi tentada por outros internos da FEBEM 3 vezes.
    A matéria fala que ele liderava rebeliões etc, ridiculo.Tem muita coisa errada que a midia divulgou, desde a data das mortes até a sequencia de fatos que levaram a morte do casal e as internaçãos desse Champinha.

    2- Ele é doente sim, mas tem plena consciência do que fez, foi bem pior que a midia divulgou,
    é nojento no minimo ler suas declarações e ver o estado em que ficou o corpo de suas vitimas.

    3- aqui fica dificil dizer tudo que aconteceu, o grande culpado pelo que houve foi o tal Pernambuco , que estimulou e teve a ideia de abordar Liana e Felipe já com ideias sexuais.O que motivou realmente a esse crime foi isso, não houve essa de roubo e sequestro, tanto que o processo já começa com relatos e laudos dos diversos estupros sofridos pela garota.

    4- Espero poder com o trabalho que estou desenvolvendo fazer com que todos tomem conhecimento da dimensão desse crime, e de que não somente a menores, mas tb que não tenhamos paciência nem complacência com maiores vagabundos, alcoolatras, drogados , etc. Quando esse tipo de coisa é estimulada , Lianas e Felipes morrem todos os dias

    ResponderExcluir
  21. filho da puta! eu queimava ele em praça publica ! verme desgraçado! atiraria com uma 12 na cara desse morfético!

    ResponderExcluir
  22. Nathalia Russo,me diga,que porra de maconha tu anda fumando????vé se coloca um pouco de juizo nessa sua cabeça oca.
    e para algum familiar desse verme que possa vir a ler o nosso comentario,anote ai na vossa agenta,vosso familiar vai receber o trato merecido quando sair!!!

    ResponderExcluir
  23. ele tem coração negro é pros satanistas no poder tal detalhe tem muita importancia aos seus planos obscuros.

    ResponderExcluir
  24. paredão para este pilantra.olho por olho

    ResponderExcluir
  25. Existe consequências aqui.. E na outra vida, ; pode parecer que nada vai aconter com ele.. mais vc não pode plantar milho e colher feijão.. O que homem plantar isso ceifara. .......

    ResponderExcluir
  26. REPUBLICANDO

    Comentário do moderador e dono do blog.

    Agradeço a vocês pelos comentários, porém peço que NÃO lutem entre si, peço que trabalhem por um mundo melhor, um mundo onde jovens amantes possam possam acampar e se amarem.
    Quanto ao Champinha, também peço que tenham pena dele, ele é um doente e como tal deve ser tratado, deve continuar em um hospital psiquiátrico até o fim do de seus dias, ou seja até que a morte ponha paz na alma atribulada dele.

    Eu fiz esta postagem para que vocês, todos vocês, nossa sociedade percebam que existem pessoas que não podem conviver normalmente em sociedade, pois são doentes, são os PSICOPATAS.

    Quanto a mim, continuo trabalhando a favor da PAZ, DO AMOR, DA ORDEM E DO PROGRESSO

    Vocês podem me encontrar no facebook em
    https://www.facebook.com/jgeraldosilva

    https://www.facebook.com/groups/leimariadapenha/

    https://www.facebook.com/groups/contraviolenciaascriancas/

    Existem outra causas e outros links, vocês saberão como me encontrar.

    Obrigado pela atenção

    Em tempo: a partir de hoje todos os comentários deverão ser identificados e possuirem conta no Google.
    Os xingamentos passaram do limite, a liberdade de expressão continua, mas o respeito ao próximo também deve continuar.

    Quem se sentir incomodado com alguma publicação é só me avisar.

    ResponderExcluir
  27. Infelizmente a Liana era uma mnina inocente e de uma classe superior a do namorado Felipe Caffe ,que alem de "acampar" nesse sitio ambondonado conhecia o "chambinha",amas com certeza nunca tinha namorado uma menina de uma classe alta como Liana.E quis leva-la pra "conhecer" um lugar que para ele nao representva perigo algum por ser homem,ja tinha 19 anos,e por ser um menino de origem humilde.Nenhum rapaz da classe social da Liana teria tido a infeliz ideia de levar uma menina de 16 anos a lugar de dificil assesso cheio de marginais, e ainda mentir para os pais.Ele era de maior ,inclusive dois anos mais velhoi que liana e "champinha'.Os pais deveriam ter proibido o namoro da Liana com Felipe,pq com certeza ia dar no que du mais cedo ou mais tarde ja que para ele frequentar esse sitio ou outro lugar parecido era uma coisa corriqueira e comum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi? Proibir o namoro? Quer dizer que o Felipe teve culpa do crime? Ele também foi vítima. Foi torturado e morto. E antes teve que presenciar o estupro de sua namorada por 5 homens. Voce acha que ele ia querer uma desgraça dessas para sua vida e de sua namorada? Claro que não! Pelo que li na época, apesar de ser de origem humilde, Felipe era um bom rapaz. Trabalhava, estudava e se preparava para entrar na faculdade de Direito, queria ser delegado. Seguir o exemplo do irmão que é policial. Ele era só um menino de 19 anos. Era inocente e bondoso. Sempre ajudava as pessoas e era querido por todos que o conheciam. Ele levou a namorada para conhecer um local onde ele acampava desde criança e nunca tinha tido problemas.Gente ruim tem em qualquer lugar. Mesmo que Liana namorasse um cara rico e que a levasse em um lugar chique, se desse o azar de cruzar com monstros como Champinha e seus amigos, correria o risco de ser atacada. O único "erro " do Felipe e da Liana foi ter saido de casa sem dizer onde iam. Faltou malícia, pois no mundo em que vivemos até pra comprar pão na esquina temos que avisar em casa. Mas eles eram jovens e é normal terem esse tipo de atitude. Malícia só passamos a ter depois de certa idade. Só peço que parem de culpar as vítimas. A culpa são dos 5 monstros que os atacaram

      Excluir
    2. Coitado do Felipe. De vítima passa a ser julgado como se fosse culpado pelo que aconteceu a ele e sua namorada. Gente ele era só um menino querendo fazer um passeio romantico com a namoradinha. A culpa são dos assassinos. Ficam falando mal do rapaz porque ele era pobre. Que preconceito é esse? O próprio pai da Liana disse que ele era um bom namorado e a fazia feliz. Era um jovem Alegre, estudante e trabalhador.

      Excluir
  28. esse cara tem que paga na mesma moeda matou estuprou morre do mesmo jeito esse fdp não merece perdão ele e tantos outros como guilherme de pádua não pagaram pelo que fizeram mataram oque e 6 anos para quem perdeu a vida toda
    um dia espero justiça esse cara vive no luxo tem medico 24 horas e nois se fedemos sei que vao me reprender mas falei e o que acho

    ResponderExcluir